CTG Gomes Jardim

CTG Gomes Jardim

Sobre

Um grupo de jovens amigos, estudantes dos colégios Anchieta e Júlio de Castilhos de Porto Alegre, motivados e incentivados pelos idealizadores do “35 CTG”,  se reuniram por meados do ano de 1956 em Guaíba, com a idéia de formar um CTG e, com isso manter vivo os ideais Farroupilhas do povo Guaibense, fundaram então em maio de 1957 o CTG Minuano, seus participantes reuniam-se em locais emprestados para fazerem as suas reuniões e decidirem os rumos da entidade, até que em 1961 deu-se o fim do CTG Minuano. Por volta de 1976 os remanescentes desta entidade resolveram criar o CTG Gomes Jardim, com a ajuda e apadrinhamento de alguns sócios de CTG Vaqueanos da Tradição de Porto Alegre, então em 12/01/1977 foi fundado o CTG Gomes Jardim. O nome do CTG foi escolhido para homenagear o herói Farrapo.

O CTG não tinha sede própria, primeiramente as reuniões aconteciam na rua 20 de setembro, onde hoje é o Cartório de Registro de Imóveis, depois passaram a ser no bairro Parque 35, e na patronagem do Sr. Gaston Leão, conseguiu-se a doação pela prefeitura das terras onde hoje é a nossa sede, na época o prefeito era o Dr. Solon Tavares.

Tratou-se então, de escolher um lema e uma bandeira para o movimento. A bandeira foi criação do Sr. Laudelino Maciel, membro da comissão executiva e o lema, “Votando um amor supremo, ao Rio Grande antes de tudo”, retirado de uma poesia de Jayme Caetano Braum, sendo a idéia do prof. Adelvair Leão de Oliveira.

Agenda CTG Gomes Jardim

Últimas NotIcias

Contato

X