Sobre Sarandeio Farroupilha

Sarandeio Farroupilha

O “1º Sarandeio de Guaíba: A Tradição em Movimento” é um plano de fomento à cultura tradicionalista, que este ano acontecerá entre os meses de agosto e setembro, dois meses dedicados à Tradição e à Cultura Gaúcha. Ao longo dos anos, o intuito do projeto é estender ainda mais o período das atividades relacionadas ao tradicionalismo, bem como de outros segmentos culturais.

 

No mês de agosto, o Sarandeio iniciará com a proposta de fomento à cultura gaúcha com visitações escolares, oficinas culturais, desafios com lendas gaúchas, intervenções tradicionalistas e apresentações musicais. Todas as atividades poderão ocorrer de forma presencial ou remota – on-line de acordo com os protocolos sanitários em vigência.

No início do mês de setembro, as festividades terão início com a saída da Chama Crioula do Milênio, promovendo desfiles temáticos, cavalgadas e danças típicas. Após, será iniciado o período dos Festejos Farroupilha, quando ocorrerão 11 (onze) dias de shows em diferentes CTGs da cidade, o Pantheon Farroupilha do estado do Rio Grande do Sul, concurso de prendas e peões, além de diversas outras atrações. Estimulando assim, a descentralização das atividades dos Festejos Farroupilha.

O “1º Sarandeio Farroupilha de Guaíba” tem por objetivo fomentar e exaltar a Cultura Gaúcha, prestigiar os artistas locais e proporcionar espetáculos musicais de referência ao tradicionalismo e ao nativismo gaúchos à população guaibense, buscando a descentralização dessas atividades gerando empatia e adesão ao evento, resgatando valores e princípios da cultura tradicional capazes de elevar a auto-estima, convivência social, disciplina  e a cidadania como um todo.

Além disso, a oferta de atrações em Guaíba possibilitará o fomento à economia através do deslocamento da população do município e da oportunidade da divulgação da cidade para os visitantes de outras localidades.

“Queremos que as entidades tradicionalistas e os tradicionalistas em geral protagonizem cada passo desses movimentos oferecidos a nossa comunidade.”

Ivo Schergl Jr. Secretário de Turismo, Desporto e Cultura

DESCENTRALIZAÇÃO DE ATIVIDADES

Promover a descentralização das atividades do 1º Sarandeio Farroupilha de Guaíba a fim de proporcionar a vivência tradicionalista em diversos bairros da cidade.

Educação

RODEIO VIRTUAL

 O Rodeio Virtual contará com diversas modalidades como: Chula, Danças de Salão, Danças de Par, Interprete Vocal, Declamação, Trova e outras. Será realizado presencialmente o grande final das categorias com distribuição de troféus e premiação em dinheiro.

CHULA

DANÇA DE SALÃO

INTERPRETE VOCAL

DECLAMAÇÃO TROVA

O Sarandeio Farroupilha é uma realização

Patrocínio

Apoio

ENTIDADES

Conheça as Entidades que compõem o Tradicionalismo de Guaíba.

Últimas Notícias

outubro 1, 2021

https://www.youtube.com/watch?v=DZGtVief91o Escola Senador Teotônio Brandão Vilela – 1 https://www.youtube.com/watch?v=Hk4iA_xSqBA Escola Senador Teotônio Brandão Vilela – 2 https://www.youtube.com/watch?v=F4AcXYzXBoI Escola…

X